10 Dicas sobre reserva de hotel para quem viaja a trabalho - etrip

Um dos fatores mais importantes das viagens corporativas é a reserva de hotel. Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil resolver e planejar suas viagens a trabalho.

As empresas se preocupam cada vez mais com as viagens corporativas, pois elas podem render retornos significativos para as organizações. Porém, na hora de planejar a viagem, quem está em evidência é o passageiro e não apenas as despesas envolvidas.

Pesquisas e reservas de hotéis online têm sido a solução para aqueles que não têm tempo e precisam planejar uma boa viagem corporativa. Pensando no bem-estar, comodidade e economia, confira algumas dicas para realizar uma boa reserva de hotel e faça com que sua viagem de negócios traga mais resultados positivos!

1. Avalie o hotel

É valido lembrar que os hotéis cobram pelos serviços que prestam. Academia, estacionamento, sauna, spa e outras áreas são serviços dispensáveis em uma viagem de trabalho. Quanto mais serviços, mais alto o valor. Escolha somente o necessário e assim você economiza.

2. Escolha bem a localização

Verifique os locais onde serão realizados os encontros e reuniões. Os hotéis mais baratos costumam ser mais afastados do centro, mas nem sempre isso significa uma boa economia para a sua empresa, pois os gastos de deslocamento podem ser muito maiores. A importância da distância entre o hotel e os compromissos ajudará a otimizar o seu tempo, evitar atrasos e economizar na contratação de outros serviços.

3. Atente-se aos deslocamento e meio de transporte

Antes de fechar uma reserva, pesquise se próximo ao hotel existem meios de transportes que facilitem a sua locomoção.

4. Informe-se sobre cancelamento da reserva

Imprevistos acontecem a todo tempo e em determinados casos não há o que fazer, a não ser remarcar ou cancelar a viagem. Questione sobre as condições de remarcação e cancelamento da diária.

Alguns hotéis oferecem taxas flexíveis — por exemplo, as multas só são aplicadas em tarifas promocionais ou caso o cancelamento seja feito a menos de 24 horas da estadia. Existem os hotéis que aumentam os valores com base na data do cancelamento, ou seja, quanto mais próximo do dia da reserva, mais caro para cancelar.

5. Observe a alimentação inclusa nas diárias

A grande maioria dos hotéis oferece a diária com o café da manhã incluso, o que é uma boa opção para não ultrapassar os gastos da viagem. Ao tomar café da manhã no hotel, o colaborador não precisará gastar com transporte para comer em algum lugar, além de ter um tempo extra de descanso. A variedade e a qualidade dos alimentos oferecidos dependem da categoria do hotel escolhido.

6. Confira Wi-Fi + Espaço para reuniões

Com uma boa infraestrutura, você poderá economizar tempo e dinheiro. Sem precisar sair do hotel para realizar as suas reuniões e, até mesmo, trabalhar do seu quarto utilizando a internet do local.

7. Reserve com antecedência

Sabemos que nem sempre as viagens a trabalho são marcadas com antecedência, mas se você tiver a data do deslocamento poderá escolher um bom hotel com um preço mais acessível. Além de conseguir pesquisar, analisar todos os detalhes e não se preocupar com a estadia na última hora.

8. Certifique-se sobre a segurança

É muito importante que a localização do hotel seja segura, além de a equipe promover segurança para o hóspede, tanto na parte interior quanto no ambiente externo. Antes de fechar a sua reserva, certifique-se de que os quartos tenham cofres e se existem políticas de ressarcimento em caso de danos.

9. Conheça as formas de pagamento

Existem hotéis que facilitam o pagamento por meio de milhas e convênios. Conheça todas as formas de pagamento antes de fechar a sua reserva.

10. Avalie o conforto

Depois de um dia exaustivo de viagem, você vai precisar de um bom descanso. Então, esse é um dos pontos que devem ser avaliados na hora de reservar o seu hotel. Pesquise sobre o conforto, veja as fotos e acesse, também, as redes sociais para coletar informações e experiências de pessoas que já passaram por aquele local.

11. Analise a reputação do hotel

Um dos critérios importantes é a análise da reputação do hotel. Por meio dela, é possível compreender um pouco mais sobre a qualidade da estrutura, dos serviços e também do atendimento.

Antigamente, isso era um pouco mais complicado. Afinal, o viajante teria que encontrar um amigo ou conhecido que já tinha se hospedado no hotel para obter as informações. Contudo, com o avanço da tecnologia, isso se tornou algo muito simples. Atualmente, basta entrar em sites como Booking.com ou Trivago para saber a pontuação da hospedagem em diversos critérios e também ler as avaliações de outro viajante.

A recomendação para verificar a qualidade da hospedagem é filtrar as avaliações negativas, já que isso permite verificar quais são as principais queixas dos hóspedes. É necessário destacar que, muitas vezes, o que é um problema para o outro não é para vocês. Por isso, leve em consideração somente o que você acha importante.

12. Usufrua da opção de reservas online

Outra dica relevante que a tecnologia proporcionou é a reserva de hotel online. Se antes isso deveria ser realizado de forma complicada, hoje é muito mais simples. O hóspede pode fazer tudo online, sem burocracia e em apenas alguns cliques.

A reserva online também é benéfica, pois quando feita com antecedência, muitas vezes, pode garantir um preço mais econômico. Ademais, garante a redução de imprevistos como cancelamento de última hora.

13. Considere o custo-benefício

É muito comum que o viajante, no momento de realizar uma reserva online, considere, somente, o valor que cabe no seu bolso. Todavia, isso pode ser uma forma simplista de compreender o preço cobrado por uma hospedagem. Ocorre que dentro da diária há valores cobrados pelo serviço, qualidade, conforto etc.

Sendo assim, ao analisar o preço é recomendado pensar em todos os serviços oferecidos, a reputação da hospedagem, sua localização e atendimento. Com isso, fica mais fácil uma conclusão se o valor realmente oferece um bom custo-benefício.

14. Veja os diferenciais do hotel

Já falamos sobre o custo-benefício. Por isso, também precisamos falar dos diferenciais que podem agregar valor à sua experiência. Muitos hotéis, atualmente, buscam oferecer algo mais para seus clientes e quem acaba ganhando é o próprio hóspede que pode usufruir de serviços exclusivos.

Por exemplo, alguns hotéis contam com piscina, spa, café da manhã grátis, brindes, serviço de quarto etc. No momento de reservar um hotel, veja se há algo mais. Afinal, isso pode ser muito vantajoso.

15. Priorize diárias fracionadas

Você pretende passar apenas algumas horas no destino e acha um absurdo pagar uma diária completa no hotel? Saiba que algumas redes hoteleiras já compreenderam essa demanda do mercado corporativo e, por isso, estão oferecendo diárias fracionadas.

Isso significa que o viajante só pagará pelas horas que passou no hotel. Se esse for o seu caso, pesquise por hotéis que oferecem essa vantagem, pois isso proporcionará uma boa economia financeira.

Com todas essas dicas, você estará pronto para organizar a sua próxima viagem a trabalho com muita qualidade e economia.

Gostou das informações sobre reserva de hotel e quer ficar atualizado sobre o assunto? Siga nosso Facebook e Twitter, pois estamos atualizando constantemente nossas redes para oferecer dicas aos viajantes corporativos.