Quando se trata de viajar a negócios, o tempo é valioso. Por isso, é importante fazer um planejamento que priorize a praticidade em determinados fatores, como locomoção e estadia.

Entre os cuidados que precisam ser pensados, a escolha do transporte para viagens corporativas é um dos principais. Uma decisão bem tomada nesse quesito ainda é capaz de reduzir custos e proporcionar comodidade nos deslocamentos do aeroporto ao hotel e entre os compromissos profissionais.

Atualmente, existem muitas alternativas de transportes que podem facilitar a viagem do profissional, mas qual é a mais adequada para esse tipo de viagem? Veja o que levar em conta na hora de tomar a decisão!

Pense na conveniência

Um transporte conveniente é aquele que atende as necessidades da melhor forma possível. Para garantir a facilidade, o ideal é verificar se as formas de contato com o serviço são boas, se existe possibilidade de reservas, se está disponível em qualquer horário e se o tempo de espera para ter acesso a ele é curto em alguns aeroportos, dependendo da época, a fila para táxis pode ser longa, por exemplo.

Estude os valores

O custo do transporte pode variar bastante. Em alguns destinos, um transfer particular não sai mais caro do que um táxi do aeroporto. Já nos trajetos curtos pela cidade, os aplicativos de transporte surgem como uma econômica opção. Levando em conta todas as possibilidades e pesquisando seus valores, o custo-benefício torna-se muito melhor.

Preze pela segurança

Mais do que o preço, a confiança no serviço deve ser a grande prioridade. Uma viagem de negócios significa que o profissional estará em um lugar diferente, muitas vezes desconhecido, então, é bom poder contar com a segurança. Pesquise sempre antes de eleger um meio de transporte. Busque saber se golpes de taxistas são frequentes no destino, se determinados aplicativos já são legalizados na cidade e se aquela empresa de aluguel de carros ou de transfer tem bons feedbacks.

Atente-se ao idioma local

A língua do país de destino pode ser uma dificuldade. Para evitar que a comunicação durante o transporte seja um problema e cause imprevistos, uma possibilidade é procurar por motoristas que falem o mesmo idioma ou inglês. Não é preciso fluência, apenas o suficiente para que consigam trocar informações necessárias e esclarecer possíveis dúvidas durante o trajeto. Se não for possível, as ferramentas de tradução online são uma ajuda bem-vinda.

Avalie as opções de transportes

Ter uma visão geral de quais são as opções é uma boa forma de se organizar e conseguir avaliar cada uma delas com mais atenção, destacando os pontos fortes e fracos. As principais são:

Táxi

Quando o assunto é praticidade, o táxi, muitas vezes, sai na frente, afinal, ele está em todos os lugares. Essa opção de transporte, muito provavelmente, estará presente no aeroporto, nas ruas e, às vezes, pode até ser providenciada pelo hotel quando solicitado. Porém, nem sempre ele é a alternativa mais barata.

Uber ou Cabify

Os aplicativos de transporte vêm se popularizando cada vez mais ao redor do mundo. Em matéria de facilidade, eles também saem na frente: com um celular em mãos, é possível verificar a rota que fará, ver o valor previsto da corrida e solicitar o motorista mais próximo a você, para não esperar muito. E mais, os valores também costumam ser atrativos.

Mas atenção: em algumas cidades, esse tipo de serviço ainda não está disponível. Vale conferir antes da viagem.

Aluguel de carro

Se os deslocamentos forem longos ou o profissional preferir uma locomoção mais independente, o aluguel de carro pode ser vantajoso. No próprio aeroporto, já é possível ter acesso ao veículo e ele ficará disponível durante toda a viagem. Se esse for o caso, apenas esteja atento aos documentos necessários para fazer o aluguel.

Comparando os serviços oferecidos, as chances de acertar no transporte em viagens é muito maior. E esse acerto trará mais conforto, eficiência e economia de tempo para o profissional e a empresa. O resultado disso? Um trabalho produtivo e otimizado.

Agora que você já sabe como optar pelo melhor transporte para viagens, que tal continuar conhecendo ótimas formas de planejar a sua viagem corporativa? Saiba também como escolher onde se hospedar nas viagens de negócios!