Muito se fala em como engajar sua equipe, mas poucas pessoas sabem como colocar isso em prática de maneira efetiva. Acontece que, quanto mais comprometidos e engajados os colaboradores estiverem, maior será a produtividade do departamento. Assim, o engajamento traz organização e comprometimento, otimiza o desempenho e torna o ambiente de trabalho mais harmonioso.

Todos sabem que a melhor propaganda é o boca a boca, não é mesmo? Tendo isso em vista, existe marketing melhor do que funcionários felizes? Então, siga conosco e acompanhe os 7 passos abaixo para saber como engajar sua equipe!

1. Implante programas de incentivo

Muitos funcionários crescem ao longo dos anos na empresa e, para entender como engajar sua equipe, é importante apostar na especialização dela. Portanto, estabeleça convênios com instituições de ensino e invista em campanhas para que possa fazer cursos, como uma graduação. Isso fará com que os colaboradores se preocupem em devolver para a empresa esse investimento e despertará a vontade de serem ainda mais úteis e eficientes.

Além do mais, quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? Um simples jantar oferecido para a equipe em forma de reconhecimento gera grande satisfação entre os colegas de trabalho e cria o desejo por alcançar as metas preestabelecidas pela liderança.

Em suma, programas como descontos em cursos profissionalizantes, passeios culturais, almoços e jantares como gratificação são maneiras de manter a equipe engajada, satisfeita e feliz.

2. Invista em viagens corporativas

Outra forma interessante de engajar os colaboradores é oferecer viagens para a equipe. Para tanto, faça parcerias com sites de viagens e hotéis para não perder muito tempo com o planejamento e conseguir pacotes mais baratos. É possível até mesmo trabalhar no esquema de permuta com as empresas parceiras, então, procure saber mais sobre isso na hora de iniciar o contato.

Cashback também é uma ótima maneira para ajudar na busca de como engajar sua equipe e economizar. Como o nome já sugere, ele devolve parte do dinheiro gasto para que você use em benefícios durante a viagem — por exemplo, para pagar o hotel e a compra de passagens.

Encontre empresas que facilitam esse trabalho. Há agências que oferecem toda a comodidade para o gestor, sem que ele precise se preocupar com os detalhes da viagem. Dessa forma, isso se torna prazeroso para todos.

3. Promova eventos corporativos

Festas de fim de ano ou comemorações de conquistas sempre funcionam e geram resultados quando o assunto é engajar a sua equipe. Esses eventos podem aproximar os funcionários para uma relação fora do local de trabalho, criando uma atmosfera amigável e tornando a equipe mais unida. Com isso em mente, invista em temas, fantasias e brincadeiras. Aquele bom e velho amigo oculto no Natal não faz mal a ninguém.

É interessante apostar ainda em comemorações de aniversário, mesmo que de forma intimista. Junte colegas que fazem aniversário no mesmo mês e invista em uma decoração descontraída, reconhecendo as particularidades daquele parceiro. Nada como o desejo de vida longa e sucesso para animar qualquer pessoa.

4. Defina quais são as metas

Reúna-se com sua equipe e crie um planejamento mensal, com metas a serem cumpridas. Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, é importante que essas metas estejam claras na cabeça de cada funcionário para evitar qualquer dificuldade na hora de finalizar o trabalho.

Não se esqueça de manter os colaboradores motivados em cada avanço e na conclusão do projeto, lembrando sempre de como engajar a equipe é importante nesse momento. Embora, por vezes, o deadline possa ser assustador, ele ajudará muito os profissionais menos organizados, que trabalharão de maneira mais controlada e focada em resultados. Aproveite também para beneficiá-los a cada meta alcançada.

5. Treine a equipe

Os treinamentos oferecem ao colaborador maneiras de aprender mais sobre a empresa, parceiros, produtos e outros setores. Tendo em vista sua grande importância para o desenvolvimento da equipe, invista em minicursos, palestras e outras atividades para fortalecê-la.

São formas simples e efetivas de prepará-la para qualquer eventualidade que possa surgir. O treinamento é essencial também para direcionar a equipe às expectativas da empresa, além de entender mais sobre as necessidades do grupo.

Quanto mais bem treinado, mais capacitado esses funcionários estarão para exercerem suas funções na empresa. Assim, sua confiança pessoal crescerá, eliminando qualquer insegurança por parte do colaborador.

6. Estabeleça bons canais de comunicação

Como engajar sua equipe sem investir em comunicação? Sempre comunique-se de forma clara para evitar ruídos. Para isso, sua empresa pode investir em redes sociais internas, e-mails, messenger corporativo, entre outras possibilidades, para que a comunicação seja feita de forma direta e fácil.

É preciso estar sempre disposto a ouvir e entender as demandas da sua equipe. Logo, busque dizer aos funcionários de que maneira eles podem melhorar e também o que têm feito de bom para a empresa. Tenha o cuidado de dizer tudo de maneira simples e certifique-se de que a mensagem foi entendida com clareza.

Além do mais, fale com cada um individualmente, estabeleça uma comunicação regular e conheça melhor seus funcionários, demonstrando interesse pelo que eles têm a dizer e conhecendo suas necessidades. Afinal, todos gostam de se sentir especiais e reconhecidos, e é imprescindível transmitir confiança.

7. Lidere pelo exemplo

A tarefa mais importante para entender como engajar sua equipe é saber ser um bom líder. A maneira como ela se desenvolve diz mais sobre sua gestão do que diretamente sobre seus parceiros. Por isso, saiba lidar com conflitos, dê oportunidades e delegue funções de acordo com o perfil de cada um. Os resultados só serão entregues se o gestor for eficiente na hora de delegar e reestruturar as demandas.

Também procure estimular, entender, elogiar e cuidar do bem-estar de sua equipe. O feedback é uma peça essencial nesse momento, então, mostre suas expectativas e deixe claro onde cada um colaborador está acertando ou errando.

E claro, não esqueça de comemorar as vitórias e entenda as derrotas da sua equipe. Erros existirão e a maneira com que você lidará com eles afetará todos diretamente, de forma positiva ou negativa.

Agora que chegou ao final do nosso post, além de colocar essas dicas em prática, certifique-se de acompanhar a evolução do grupo para conseguir entender e atender às demandas de engajamento que possam surgir. E lembre-se: o essencial em como engajar sua equipe é conhecer bem os funcionários e trazer inovações a cada evolução e especificidade que o grupo venha a apresentar.

Gostou deste post? Para continuar engajando seus colaboradores, entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar a gerar muita economia e facilidade com as viagens corporativas da sua empresa!