Dicas para manter a produtividade em uma viagem corporativa - etrip

Viagens a trabalho envolvem desafios particulares, pois, são nessas ocasiões em que se criam parcerias com fornecedores, contato com novos clientes, ampliam suas bases de operação e muito mais.

Para que seja uma viagem bem sucedida você precisará de planejamento, pois, assim como o turismo na área de lazer, o turismo dos negócios também é repleto de distrações que podem fazer com que você perca tempo e recursos durante a sua viagem. A etrip listou algumas dicas para te ajudar com isso. Confira:

Dicas essenciais para te ajudar a manter o foco durante uma viagem corporativa

Mantenha a rotina

Trabalhar distante de seu escritório, muitas vezes pode significar não ter horários certos para entrar no trabalho, almoçar, bater ponto e etc. Mas se você já realizou uma viagem corporativa, sabe que se trabalha muito mais do que em um dia comum no escritório.

Isso ocorre porque as viagens tem um prazo curto e certo para acabarem, então os objetivos devem ser cumpridos mesmo com pouco tempo de trabalho. Horas extras são permitidas, porém, é ideal que você se atente ao cronograma para não perder tempo demais em tarefas menos produtivas.  E não se esqueça que quanto mais trabalhar em um dia, mais cansado você ficará e como consequência ira se sentir menos produtivo.

Estabeleça metas

Cada momento da sua viagem deve ser planejado para que o seu objetivo seja realizado com sucesso.  Estabeleça metas, escreva por quais razões você está indo para aquele local, você está viajando para investir ou apresentar a sua empresa? Indo realizar um curso? Ou fechar acordos importantes com novos fornecedores?  As respostas são as suas metas durante a sua viagem corporativa.

Pode parecer uma dica óbvia, porém reforçar o planejamento nunca é demais. Afinal a qualquer momento da sua viagem podem surgir imprevistos ou distrações que te impeçam que mínimos detalhes sejam esquecidos.

Descanse

Investir em um sono de qualidade é pensar na sua produtividade durante a viagem corporativa. Se você vai passar vários dias no destino ou pernoitar, reserve tempo para o seu descanso.  Claro que isso vai depender dos seus objetivos e demandas, mas tente ao menos dormir cedo para acordar disposto. Faça pausas durante o expediente, antes ou depois das refeições bem como o período de trabalho. Se você precisar de muita concentração, é recomendável alternar períodos de média duração com outros de curta duração para relaxar.

Alimente-se bem

Muito trabalho e alimentação saudável tendem a não se encontrar muito. Por mais que esse hábito seja comum, ele é um grande vilão para a sua saúde.  E, durante as viagens a trabalho a prática fica ainda mais inoperável, pois, de qualquer maneira você é obrigado a comer fora, em um restaurante em que não está acostumado e em alguns casos, experimentando culinárias desconhecidas. A dica é manter o seu horário de refeição dentro do prazo que você está acostumado e procurar opções saudáveis, tanto para o almoço, quanto para jantar e café da manhã.  Experimente comidas diferentes em seu horário de lazer e não se arrisque, afinal, uma viagem de negócios pode terminar em uma visita a hospital. E não é isso que você quer, certo?

Reserve um tempo para se divertir

Até agora falamos o quanto uma viagem corporativa exige disciplina e planejamento, porém isso não impede que o profissional possa passear pelo destino da sua viagem.  Lembre-se que isso deve ser feito durante o momento adequado e com recursos próprios, sem prejuízos e extravagâncias.

Os momentos de lazer durante os negócios também podem ser relevantes para aumentar a sua rede de contatos, porém, não se esqueça que ao conviver com pessoas que você acabou de conhecer graças ao trabalho é ideal se adequar à etiqueta social apropriada para o evento.

Quer saber mais? Baixe o e-Book gratuitamente: “As Vantagens de Ter Uma Agência Online para Viagens a Negócio”