Entenda porque o preço das passagens aéreas muda tanto - e-trip

Quem organiza viagens corporativas sabe que o preço de passagens aéreas varia muito. No entanto, não é preciso dar um intervalo muito grande: basta fechar o site da companhia aérea e abri-lo novamente que você já pode encontrar uma nova tarifa para o mesmo bilhete.

E por que os preços das passagens aéreas mudam tanto? É possível monitorar esses valores para garantir mais economia nas viagens de sua empresa? Para entender o porquê esses costumam mudar com tanta frequência, continue lendo nosso texto e confira nossas informações até o final!

Por que o preço de passagens aéreas muda?

Comprar os bilhetes com antecedência é uma forma muito comum de economizar, pois, como sabemos, o preço de passagens aéreas sofre várias alterações — e elas não acontecem só ao longo da semana ou dos meses, mas, também, do mesmo dia.

Existem alguns motivos para que as tarifas aéreas mudem tanto, e entre esses fatores estão as questões sazonais, os dias da semana, os horários do voo, os números de escalas e os riscos de atraso. O aumento do preço das passagens funciona como na bolsa de valores: quanto maior a procura por um determinado voo, maior será o seu valor, e se a procura for pouca, a tendência é que o custo abaixe.

Como as passagens aéreas são cobradas?

Quando vamos comprar uma passagem, o valor total não engloba apenas os custos referentes a tarifa da viagem. Na verdade, também pagamos as despesas relativas as taxas e encargos da companhia aérea.

Algumas dessas taxas cobradas são para realizar a manutenção do aeroporto. Dessa forma, você está pagando os custos com o desembarque, limpeza do aeroporto, raio-X, orientação e segurança. Elas variam de acordo com cada aeroporto, e por isso, você pode conferir qual o preço da sua passagem em outro local.

O que pode influenciar no preço de passagens aéreas?

Como mencionamos, alguns fatores podem influenciar diretamente nas tarifas. Confira como cada uma dessas variáveis funciona para lhe ajudar na hora de organizar a viagem.

Despesas relativas ao voo

Os gastos com as despesas da empresa aérea e do aeroporto também refletem no valor da passagem. O preço varia de acordo com o tipo de aeronave, qual o deslocamento e os tipos de serviço prestados durante o voo. Um fator interessante é que os voos que tem chances de atrasar acabam tendo as tarifas mais caras. Por exemplo, em épocas de chuva, as empresas gastam mais com combustível e com a assistência aos passageiros, assim, esses valores são passados aos clientes.

Compra de passagens aéreas com antecedência

Quem viaja com frequência sabe que a compra feita com antecedência pode influenciar muito no preço de uma passagem. Quanto mais cedo você procurar os bilhetes, melhores serão as tarifas — já que o voo terá mais assentos disponíveis.

Além disso, como mencionamos com relação à procura das passagens, se você as adquirir antes que o voo seja muito procurado, os custos acabam sendo menores. Para viagens em alta temporada, a indicação é fazer a compra com cerca de 90 a 60 dias de antecedência. Já em baixa temporada, o ideal é de 25 a 40 dias.

Dia da semana e o horário

Os dias e horários em que você viaja influenciam muito no preço de passagens aéreas. Os mais procurados são as sextas-feiras, os sábados e nas vésperas de feriado, dessa forma, as tarifas costumam ser mais caras. Do mesmo modo, o valor é maior para voos perto do fim da tarde ou do meio-dia.

Se você quer economizar na hora de comprar as passagens aéreas, o ideal é procurar por voos em terças e quartas-feiras, e em horários menos concorridos, como de madrugada. Como forma de diminuir os seus gastos, evite remarcar o voo. As empresas costumam cobrar taxas para que isso seja feito.

Época do ano

O valor das passagens aéreas, também, variam de acordo com a época do ano. Cidades litorâneas, por exemplo, recebem mais visitas no verão — o período de alta temporada — e, portanto, nesse período elas ficam mais caras.

Do mesmo modo, em época de feriado o valor também sobe. Quem quer viajar no Natal, no Carnaval ou em qualquer outro feriado pode pagar bem mais caro do que em baixa estação. E caso você precise viajar em períodos de alta temporada, vale lembrar de comprar as passagens no meio da semana, em horários de menor procura e com antecedência.

Voos com menos escalas

O número de paradas até o destino final também influencia no preço de passagens aéreas. Evite voos com muitas paradas, pois eles podem sair mais caros do que os voos diretos. Quanto mais escalas, maior será o preço, pois é preciso fazer uma logística maior para chegar ao seu destino. As empresas têm mais gastos com combustível, nas decolagens e pagam mais taxas nos aeroportos em que eles vão parar.

Assentos disponíveis

Esse é o principal motivo pelo qual o preço de passagens aéreas muda tanto em um mesmo dia, pois ocorre, também, de acordo com a procura por um voo específico. Pois, como mencionamos, quanto maior a procura, maior o valor, e quanto menor a procura, menor o seu preço.

O que acontece em caso de perda do voo?

Caso o passageiro perca o voo por culpa da companhia aérea, eles são os responsáveis por arcar com os trâmites legais, sem cobrar qualquer taxa. Se acontecer o overbooking, quando há mais pessoas para viajar do que assentos, a empresa remarca as passagens, paga as despesas referentes a alimentação e, se for necessário, a hospedagem.

Se o caso for o contrário e o passageiro perder o voo por estar atrasado, as responsabilidades passam a ser do viajante. Dessa forma, ele quem deve arcar com as despesas de remarcar outra passagem.

Como monitorar os valores das passagens aéreas?

Os valores de passagens aéreas podem ser monitorados, mas esse processo exige muita pesquisa e dedicação. Para lhe ajudar, separamos algumas formas de monitorá-las:

  • acompanhar sites de companhias aéreas;
  • acompanhar agências de viagens online, que permitem a criação de notificações que avisam quando uma passagem está com o valor que você procura;
  • assinar a newsletter de companhias aéreas para saber de promoções; etc.

Como é possível imaginar, monitorar todas as companhias aéreas a todo o momento para prever o preço de passagens aéreas e escolher a que tiver o melhor custo-benefício é muito trabalhoso e não é coerente com o tempo disponível em uma empresa. Fazer esse trabalho é só um dos passos do planejamento de uma viagem corporativa e, por isso, se torna dispendioso e, em muitos casos, não vale a pena.

Comprar as passagens em uma agência de viagens online, torna esse trabalho muito mais simples. Acessando a plataforma de uma empresa do ramo, você consegue encontrar os tickets que estão mais em conta — o trabalho do gestor de viagens diminui drasticamente.

Com alguma dedicação, é possível monitorar os preços de passagens, analisar o mercado e descobrir como comprar tickets mais baratos. E a ajuda de uma agência especializada faz com que esse processo seja muito mais rápido e permite que os gestores de sua empresa se dediquem a outros projetos.

O preço de passagens aéreas podem variar muito e são influenciados por vários fatores. Com esse texto ficou mais claro identificar quais são esses gastos e como podemos fazer para comprá-las mais baratas. Gostou do nosso texto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades.

Quer reduzir os custos de viagens da sua empresa? Baixe agora o e-book “As Vantagens de Ter Uma Agência Online para Viagens a Negócio”!