Quando o fim do ano se aproxima, muitas pessoas e empresas já se preparam para uma data que geralmente dá o que falar: a Black Friday. Prometendo descontos especiais, o dia move diversos brasileiros a consumirem produtos e serviços dos mais variados tipos. Foi justamente desse período do ano que nasceu outra proposta: o Green Friday.

Diferentemente da “sexta-feira negra”, a “sexta-feira verde” não estimula o consumo desenfreado, mas, sim, de uma maneira sustentável. Neste artigo, vamos explicar o que significa esse conceito, os seus objetivos e por que é importante comprar de empresas que adotam o Green Friday.

Acompanhe!

O que é o Green Friday?

Mas, afinal de contas, o que é esse dia? Assim como a Black Friday, a data no Brasil acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. A ideia é dar um incentivo para que as pessoas invistam na contratação de cursos nos mais diferentes segmentos e na compra de livros, contando com descontos para isso.

O movimento pretende valorizar a busca pela capacitação e pelo conhecimento.

Como o Green Friday surgiu?

Como o próprio nome sugere, o Green Friday, idealizado pelo site Agenda Sustentabilidade, foi baseado na Black Friday, lançando um novo olhar acerca da data.

Criado no ano de 2013 com o slogan “Troque o eletrônico por algo mais importante: o seu conhecimento”, o movimento vai contra o consumo desenfreado e exagerado que ocorre nos fins de ano.

A “sexta-feira verde” foi organizada apenas 32 horas antes da Black Friday e já em seu primeiro ano foi um sucesso. Ao todo, o evento conseguiu reunir sete parceiros, que fecharam negócios calculados em aproximadamente R$ 60 mil; 59 cursos foram oferecidos com promoções especiais.

Qual é o objetivo da Green Friday?

A ideia por trás da Green Friday é que as pessoas e as empresas em geral possam refletir acerca do que elas têm consumido e de que maneira têm feito isso. Em uma realidade em que tanto se fala da sustentabilidade, o movimento joga luz sobre essa questão e estimula a compra e venda de artigos que não impactam negativamente o meio ambiente.

A intenção é que mais e mais pessoas possam ser atingidas por esse movimento, contribuindo, assim, para a melhoria do planeta e da relação do ser humano com o meio em que vive.

Qual a importância da Green Friday para o consumo consciente?

Fato é que o consumo consciente tem sido cada vez mais estimulado nas mais diferentes esferas, no entanto, essa ideia é relativamente recente. Por isso, ter uma data especial, que lembra as pessoas da relevância de avaliar bem o que, quando, como e onde vão adquirir algo, pensando no bem-estar da comunidade como um todo, é essencial.

Talvez leve ainda muito tempo para que todos tenham, por si só, essa consciência sozinhos, sem precisar do auxílio de um dia específico para isso. Enquanto a realidade dos sonhos não chega, lutar por ela é fundamental.

Por que comprar de empresas que adotam a Green Friday?

Agora que você já sabe o que é essa data tão estimulante e especial e por que ela é importante, chegou a hora de avaliar outro ponto: por que você deve comprar de empresas que aderem a esse movimento?

Quando você adquire bens e serviços dessas marcas, está contribuindo para fortalecê-las e tornando o Green Friday ainda mais robusto — afinal, ele só tem sentido se houver consumidores dispostos a fazer dele uma data única.

Além disso, você ainda tem o benefício de comprar aquilo que preza pela sustentabilidade, tendo a certeza de que fez um ótimo negócio não só para você ou para a sua empresa, mas também para o mundo de maneira geral.

Leia, abaixo, mais algumas das vantagens que você terá por meio dessa ação consciente.

Redução do impacto ambiental e social

Frequentemente, as notícias mostram que o planeta está pedindo socorro. Queimadas, geleiras derretendo, escassez de água, tudo isso afeta não um povo, um país ou determinadas empresas, mas todos nós.

Se todas essas ocorrências são resultado do que o ser humano tem feito de negativo em relação ao planeta, diversas pessoas podem fazer a diferença nesse sentido e agir ao contrário.

Ao consumir de maneira sensata, você ajuda a reduzir o impacto ambiental e social e a deixar um local melhor para as gerações posteriores.

Adoção de práticas de consumo mais conscientes

Tendo em vista o estímulo atual a um consumo acelerado e sem muitos critérios, muitas vezes não é fácil para ninguém modificar essa situação de uma hora para outra. Quantas vezes você não levou em conta o que estava comprando e de onde, mas, sim, a sua vontade momentânea?

Ao adquirir de empresas que aderem ao Green Friday, você começa a cultivar novos hábitos. A sua visão a respeito do assunto se amplia e a satisfação em saber que se está fazendo algo por um mundo melhor torna esse processo muito mais efetivo.

Ausência de compras por impulso

Você já se deixou levar por promoções? Já passou em frente a algum lugar ou entrou em um site eventualmente e, de repente, acabou fechando negócio porque gostou do preço, mas sequer precisava daquilo?

Quando uma empresa adere ao Green Friday, ela não quer que você compre algo a todo custo. A ideia é que você adquira um bom produto ou serviço, que preza pela sustentabilidade, e se sinta satisfeito.

Ao adquirir algo de uma marca assim, você vai acabar mudando a sua forma de consumir, aprendendo a fazer melhores escolhas. Posteriormente, estará muito mais apto para comprar o que, de fato, é importante.

O Green Friday chegou para ficar. Mais do que disponibilizar produtos a um menor preço do que é praticado habitualmente, a data oferece aos consumidores a possibilidade de serem agentes ativos nas mudanças emergenciais do planeta. Sendo um deles, você só tem a ganhar. Por isso, é essencial buscar empresas que fazem parte desse movimento.

Se você gostou deste artigo, entre em contato conosco e saiba tudo o que temos a oferecer em termos de viagem e como podemos lhe ajudar a realizar as melhores compras!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *