No universo corporativo, os relacionamentos são cada vez mais importantes. Afinal, os indivíduos não buscam apenas por produtos e serviços, mas por experiências relevantes com as marcas. Então, incluir eventos na estratégia de marketing de relacionamento já é uma necessidade para as companhias.

Os eventos são ações que podem ser utilizadas em diferentes momentos. Eles são úteis tanto durante a jornada de compra como quando já existe um relacionamento entre o público e a empresa. A experiência do evento faz com que clientes e potenciais clientes se aproximem da marca e se sintam mais engajados com ela.

Entre as principais características dos eventos estão a novidade e a efemeridade. Por isso, esses encontros causam tanto interesse nos convidados e, muitas vezes, até euforia. Afinal, é a oportunidade que eles têm de conversar com a marca e, assim, o empreendimento ganha credibilidade e melhora sua reputação.

Não é à toa que, segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), apenas em 2012, grandes empresas nacionais investiram cerca de R$ 8 bilhões em eventos de relacionamento. Quer saber qual a importância de incluí-los na sua estratégia de marketing de relacionamento? Continue com a gente e confira o conteúdo a seguir!

O que é o marketing de relacionamento?

Conquistar o cliente e fazer ele se transformar em um consumidor fiel da marca é um grande desafio para as organizações. Por isso, estabelecer uma forma de se comunicar com ele, por meio de ações especiais, é essencial quando se busca aumentar as vendas e, claro, o lucro da companhia.

Isso só é possível, porém, quando se consegue fidelizar a clientela para que ela continue a consumir os produtos da marca. O primeiro passo para isso é estabelecer um relacionamento de fato com esse público. E é aí que o marketing de relacionamento pode representar um diferencial significativo.

Afinal, ele engloba todas as ações da empresa no sentido de criar e manter um relacionamento positivo com a audiência. A ideia é fazer os clientes se tornarem fãs do produto da companhia. Assim, ela pode oferecer benefícios a esses consumidores e garantir sua fidelidade à marca.

Dessa forma, há mais chances de que os clientes se tornem propagadores da marca, o que significa que vão buscar estimular outros consumidores a adquirirem seus produtos. Para ter êxito nesse tipo de ação, a empresa deve ter toda a sua estratégia direcionada aos clientes para que eles sintam que são realmente importantes para ela.

Como os eventos podem ajudar?

Os eventos se destacam cada vez mais como ferramenta essencial no universo do marketing e da comunicação. Nesses encontros, existe grande chance de a marca comunicar, influenciar, encantar e fortalecer seu relacionamento com o público.

A ideia é que sejam construídos vínculos genuínos com a clientela para que haja uma mudança de perspectiva em relação à marca. Afinal, nesses encontros acontecem interações entre pessoas — essa humanização torna o relacionamento mais fluido e faz que ele não seja visto apenas como uma transação comercial.

É natural, entretanto, que quando a companhia faz um evento, um de seus objetivos seja converter os participantes em clientes. Assim, é comum que, durante o encontro, haja produtos a venda. Outra possibilidade é que a empresa busque fazer os participantes tomarem uma ação depois do evento, como participar de outra atividade da marca.

Existem algumas situações em que os eventos podem ser bem-sucedidos. Conheça-as a seguir!

Lançamentos

Para atrair a atenção do público, a companhia pode fazer um evento de lançamento de produto, por exemplo. Esse tipo de ação requer muito planejamento e investimento alto, mas pode trazer um bom retorno para o empreendimento. Ainda, cria expectativa e especulação, que têm grande chance de se traduzir em interesse do público.

Relacionamento

Nesse tipo de evento, o objetivo é criar laços ou aproximar a empresa de investidores, fornecedores, parceiros ou clientes. O formato é bem flexível e pode ir do informal ao absolutamente formal, mas vale lembrar que é importante criar um ambiente que reforce a imagem institucional da empresa. Esses encontros são uma ótima opção para aproximar e atrair pessoas.

Autoridade

Quando a marca quer se estabelecer como autoridade em um assunto, os eventos também podem ajudar. Nesse caso, o objetivo é mais educacional. Essa estratégia é comum entre organizações pioneiras em seu segmento que já produzem conteúdo relevante e buscam se estabelecer como especialistas em seu nicho.

Como fazer eventos de sucesso?

Ao fazer um evento, a empresa deve ter em mente que o objetivo da atividade é o mais importante a considerar. Isso porque ninguém vai a um evento pelo evento em si: os participantes vão porque esperam obter algo. Um lançamento de produto, por exemplo, é a oportunidade de conhecê-lo em primeira mão — e é essa a motivação dos interessados.

É essencial, portanto, que essa percepção seja incorporada ao planejamento estratégico do evento. Dessa forma, é mais fácil elaborar o encontro, e até apresentá-lo a convidados. Além disso, a chance de engajar o público-alvo aumenta muito.

Definir as características do evento também passa por esse entendimento. É essencial que a atividade ofereça algo que o participante ainda não domina ou que não pode obter facilmente. Isto é, o objetivo é deixá-lo animado com a possibilidade de encontrar aquilo no evento.

Em outras palavras, o conteúdo da atividade deve ser relevante para a audiência. Então, um evento de networking, por exemplo, atrai os interessados na possibilidade de conhecer outros profissionais da área, poder interagir com eles e, por que não, estabelecer relacionamentos e parcerias.

Mais do que nunca, os eventos devem ser vistos como investimentos — jamais como gastos. Eles devem ser parte integrante da estratégia de marketing e tratados como tal: portanto, é essencial que sejam definidas metas a serem atingidas e indicadores para mensurá-las.

Para ser bem-sucedida no mercado, uma empresa precisa investir no relacionamento com seu público, e isso é função do marketing de relacionamento. Os eventos são apenas uma das estratégias dessa metodologia, mas trata-se de uma tática bastante efetiva.

Quer ficar a par das últimas informações sobre esse e outros assuntos relacionados? Então, curta nossa página no Facebook e tenha acesso às nossas novidades sempre em primeira mão!