Ter um bom networking profissional, ou seja, uma rede de contatos corporativa, é fundamental para todas as pessoas que desejam se destacar no mercado. Com ele, é possível gerar novos negócios, conhecer a concorrência e ampliar conexões interessantes. Sendo assim, saiba que as viagens corporativas são ótimas aliadas nesse processo.

Aprimorar os relacionamentos profissionais é uma ótima sacada para expandir a marca da empresa e garantir ótimas oportunidades de negócio. Dessa maneira, as viagens internacionais e nacionais ajudam a se conectar com outras pessoas da mesma área, fazer amizades e descobrir tendências e inovações mercadológicas que podem fazer a diferença dentro da sua companhia.

Gostou do assunto? Então, confira agora 9 dicas para fazer o networking profissional. Boa leitura!

1. Descubra os contatos imediatamente

Logo que você chegar no aeroporto aproveite para iniciar os preparativos do seu networking. Afinal, é muito provável que você encontre na sala de espera participantes da reunião ou do evento que você vai participar. Converse sobre as expectativas do evento, se eles já participaram de alguma edição passada e, também, procure saber mais sobre o seu trabalho.

Então, aproveite para iniciar os primeiros contatos com essas pessoas. Converse e seja simpático para tornar a viagem a trabalho ainda mais produtiva e para que você não perca nenhum minuto!

2. Reúna todas as informações sobre o evento

É fundamental estar bem preparado para o evento. O mais interessante é que o universo digital está aí para nos ajudar! Pesquise no site, no blog e nas mídias sociais todas as informações sobre o evento. Além disso, aproveite para conferir depoimentos dos participantes das edições passadas.

Veja algumas informações para coletar:

  • Quem serão os palestrantes?
  • Quem são os organizadores do evento?
  • Quem são os patrocinadores?
  • Qual é o público-alvo?
  • Os seus concorrentes participarão do evento?
  • Qual é o local do evento?

Esses questionamentos ajudam a compreender melhor o público do seu networking. Você também pode dar uma espiada no LinkedIn e em outras redes sociais dos participantes e palestrantes para ter informações úteis que rendam uma boa conversa.

3. Visite os eventos e participe das reuniões

Se você vai participar de um único evento em outra cidade, aproveite para pesquisar se não há outros acontecendo ao mesmo tempo e que sejam do seu interesse para que você possa comparecer.

Também vale a pena conferir se não há nenhum cliente ou prospect naquelas redondezas para que você aproveite ainda mais a sua viagem corporativa e faça mais conexões.

4. Aproveite momentos de pausa

Durante os eventos, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre qual é o melhor momento para conversar sobre a temática da reunião, ou quando é a hora de falar sobre algo informal.

Por isso, uma dica de ouro é aproveitar os períodos de pausa (nas refeições e, até mesmo, no intervalo entre uma reunião e outra) para conversar sobre algo mais informal.

Você até pode começar falando sobre o tema do evento para puxar um assunto com uma pessoa desconhecida e, depois, partir para outros temas que sejam do interesse em comum.

5. Evite más impressões

Não queremos que as pessoas tenham uma impressão errada sobre o seu profissionalismo, certo? Por isso, evite más impressões. Em primeiro lugar, saiba que a sua aparência física importa. Portanto, estar com roupas limpas e passadas, cabelo arrumado, barba aparada e unhas bem-feitas é essencial para garantir a boa imagem pessoal.

Tenha uma boa conduta nas reuniões, evite falar alto demais ou chamar a atenção com uma risada em um momento inapropriado. É sempre importante ser cordial, respeitar a todos, ter empatia e sorrir sempre.

6. Deixe o seu contato para que as pessoas se lembrem de você

Se você não tiver um bom cartão de visitas, certamente ficará difícil para as pessoas lembrarem do seu nome, certo? Afinal, haverá muita troca de informações.

Por isso, prepare-se para o evento com antecedência e confeccione cartões criativos para apresentar a sua empresa. Ah! Você não precisa inserir tudo o que você faz no cartão, está bem? Informações de contato (e-mail, telefone, site e redes sociais) já é o suficiente.

7. Não fale mal dos outros

Por mais que você tenha uma impressão negativa sobre uma pessoa ou empresa, jamais fale mal dos outros (mesmo que outras pessoas estejam concordando com o seu pensamento). Afinal, essa atitude pode manchar a sua imagem profissional.

Já imaginou falar mal de uma pessoa para outra que você acabou de conhecer e ela ser parente daquela que você está falando mal? Ou cometer o equívoco de falar mal de uma empresa e o dono do empreendimento estar perto de você? Não pegaria bem, você concorda?

Por isso, foque sempre nos pontos positivos das pessoas e das marcas. Se perguntarem algo, e você tiver uma resposta negativa, tente desconversar (vale até mesmo dizer que você não conhece ou ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto).

8. Seja criativo

Ter um bom papo é essencial para que as pessoas se lembrem de você com carinho e credibilidade. Por isso, ser criativo é uma ótima alternativa para se destacar. Afinal, ser autêntico é uma característica fundamental para se aproximar de pessoas que tenham os mesmos interesses que os seus.

Por isso, tente se manter sempre atualizado sobre as tendências do mercado para ter falas enriquecedoras que, de fato, façam a diferença para o ouvinte.

9. Mantenha contato

Outro detalhe muito importante é sempre manter contato com as pessoas que você conversar durante as viagens e nos eventos corporativos. Para fazer um networking profissional de qualidade é essencial cultivar os relacionamentos.

Identifique oportunidades para continuar com essas relações e faça com que as pessoas se recordem de você. Por exemplo, participe das redes sociais do seu novo amigo e aproveite para compartilhar, comentar e curtir as suas publicações profissionais.

Fazer networking profissional é uma ótima estratégia para você se destacar da concorrência, conhecer o mercado, trocar uma ideia com pessoas que trabalham no mesmo segmento que o seu e, também, para garantir oportunidades de negócio. Por isso, participar de eventos e reuniões é fundamental.

Nossas dicas foram proveitosas para você? Então, saiba agora como a experiência do viajante corporativo pode ser melhorada!

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