O que fazer quando perder o voo? - etrip

A sua empresa ficou por semanas planejando os mínimos detalhes da viagem corporativa. Afinal, a missão era importante: se reunir com clientes em potencial interessados nos produtos da empresa e dispostos a realizarem uma grande parceria.

Tudo certo, mas por algum imprevisto os selecionados para a viagem perdem o voo, prática conhecida como no-show. E agora, o que fazer? Em primeiro lugar, é preciso dizer que perder um voo pode acontecer com todo mundo. Todos nós estamos sujeitos aos percalços pelo caminho, seja o trânsito intenso ou alguma situação pessoal inesperada.

O post de hoje, portanto, é dedicado a este tema. Daremos algumas dicas para que você fique atento e conheça todos os seus direitos como consumidor.

Tente negociar com a companhia aérea ou agência de viagem

É sempre aconselhável que na véspera de uma viagem corporativa você consulte a sua reserva pela Internet ou pelo telefone, para evitar a perda do embarque por conta de uma simples desinformação. Isso porque o voo pode ter sido alterado, até mesmo horas antes do embarque. Também não se esqueça de checar o seu e-mail constantemente.

Mas mesmo assim, o imprevisto que ocasionou a perda do voo pode acontecer até minutos antes do embarque. E agora?

É preciso que você saiba que as passagens aéreas têm validade de 1 ano contadas a partir da data em que foram emitidas. Ou seja, você perdeu o voo, mas não perde a passagem. É o que diz a Portaria 676/2000 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nesse caso, a passagem pode ser remarcada mediante o pagamento da multa por no-show, além de taxas que dependem da categoria do bilhete adquirido.

Portanto, fique atento ao tipo de tarifa do seu bilhete aéreo, definido por cada companhia. Por exemplo, passagens adquiridas em promoção, ou seja, mais baratas, geralmente as multas e taxas de remarcação são maiores.

Remarque com antecedência o voo, se souber que perderá o embarque

Se o viajante já souber com antecedência que não conseguirá comparecer ao embarque, ele poderá remarcar o voo ou até mesmo cancelar a passagem e pedir reembolso.

Nesse caso, é importante ficar atento às taxas e multas cobradas pelas companhias aéreas e agências de viagem, que podem legalmente cobrá-las, mas com limite. No caso de cancelamento, o consumidor tem direito ao reembolso e a multa não pode exceder 5% do valor do bilhete, de acordo com o artigo 740 do Código Civil. O passageiro não terá direito ao reembolso caso deixe de embarcar e não comunicar previamente à companhia.

Busque alternativas para se chegar ao destino

Caso não consiga remarcar o voo ‒ e até mesmo a reunião que lhe espera no destino ‒ a tempo, uma dica é utilizar alternativas de transporte, como o aluguel de veículos ou ônibus leito.

Avise sobre o ocorrido aos participantes da reunião corporativa

Na hora da perda do voo são tantas situações a serem resolvidas que nem sempre nos lembramos de avisar aos executivos que nos esperam no destino. Mas tenha calma, respire fundo e avise imediatamente aos participantes das reuniões e demais compromissos sobre o ocorrido. Explique a situação e os mantenha informados. Pode ser até possível um remanejamento de horário e data, o que facilitará mais na resolução do problema.

Perda de conexões

Se o seu voo é de conexão e você perdeu o primeiro embarque, saiba que o restante das passagens será cancelado e você pode estar sujeito à multa e ao não reembolso do valor. Isso também serve se o passageiro pular a conexão intermediária.

O ideal é você verificar as políticas de cada companhia aérea para não ser pego de surpresa, pois cada uma delas possui uma política diferente para determinados tipos de cancelamento.

Viu como existem possibilidades de contornar a situação e não prejudicar a sua viagem corporativa? O importante é se prevenir, preparando-se com antecedência para o embarque. Faça a mala na véspera (e, de preferência opte apenas pela bagagem de mão para evitar filas e mais atrasos no embarque) e deixe todos os documentos separados perto da bagagem. E cheque constantemente a situação do voo. Tenha uma boa viagem e ótimos negócios!

 

Saiba mais sobre nosso plano fidelidade ! E ganhe descontos.