Já imaginou preparar sua bagagem de mão com seus pertences mais importantes e tudo o que vai precisar durante o voo e, na hora de embarcar, ter que despachar essa mala? Ou até ter que se desfazer de objetos pessoais? Saiba que é muito comum isso acontecer com pessoas que não sabem o que não pode levar na bagagem de mão.

Em alguns casos, como em viagens corporativas curtas, é frequente as pessoas viajarem apenas com a bagagem de mão a fim de agilizar o check-in. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de arrumar essa mala, para que essa praticidade não se transforme em uma tremenda dor de cabeça.

Para garantir que seu embarque seja sempre tranquilo, neste post listamos tudo o que você precisa saber sobre os limites de quantidade, peso e dimensões, além dos itens permitidos e proibidos nas malas de mão. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto agora mesmo!

Veja quais são as regras para a bagagem de mão

Se você não quer ter nenhum problema na hora de embarcar, precisa conhecer o que não pode levar na bagagem de mão. Então, vamos conferir quais são os principais cuidados e especificações? Continue a leitura!

Analise quais são os pesos e as dimensões

A recente mudança nas regras de franquia aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concede ao passageiro o direito a uma bagagem de mão de até 10 kg, em que a soma de suas dimensões (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm. 

No entanto, a quantidade de bagagens, o limite de peso e as dimensões podem variar entre companhias aéreas e por tipo de tarifa. Portanto, a dica é sempre confirmar os detalhes em seu bilhete e, se você ficar com alguma dúvida, entre em contato com a companhia aérea.

Certamente, você já deve ter percebido pessoas entrando nos voos com mochilas maiores e ficou pensando: “se eu soubesse que poderia ter embarcado com a minha, não teria despachado”.

Antigamente, as pessoas costumavam despachar toda a sua bagagem. Contudo, saiba que, se você seguir as regras que citamos, pode embarcar com sua mochila. Além disso, além da bagagem de mão, é permitido entrar com um volume pequeno, (como uma bolsa ou outra mochila), que possa ser acomodado embaixo do assento. 

No entanto, aqui vale uma dica extra: jamais deixe para embarcar na última hora, pois pode não haver mais espaço para sua bagagem de mão e você será obrigado a despachá-la.

Veja o que não pode levar na bagagem de mão

É muito importante saber com antecedência o que não pode levar na bagagem de mão para que você não tenha transtornos durante a sua viagem. Afinal, mesmo sem a intenção, você pode carregar um objeto proibido e isso causará diversos problemas que seriam facilmente evitados na hora do embarque. E, convenhamos, ninguém precisa de uma dor de cabeça desse tipo antes de voar, não é mesmo?

Antes de viajar é importante consultar as restrições impostas pelos países de destino e as específicas de cada empresa. Como regras gerais, os itens citados abaixo são proibidos em bagagens de mão e essa condição é válida para todas as companhias aéreas:

  • objetos cortantes ou pontiagudos (como estiletes, navalhas, tesouras, facas, canivetes e cortadores de unha);
  • produtos inflamáveis ou explosivos (inclusive o tradicional desodorante aerossol);
  • armas de qualquer tipo (inclusive as de brinquedo);
  • ferramentas de mão de obra (como furadeiras e brocas, chaves de fenda e martelos);
  • produtos tóxicos ou químicos (como alvejantes líquidos, mercúrio e baterias com líquido corrosivo).

Caso o viajante precise utilizar medicamentos líquidos durante a viagem é preciso apresentar a prescrição médica quando ele for passar pela inspeção. Assim, o passageiro pode transportar a quantidade correta para a viagem (mesmo quando o voo tem escalas).

Além disso, caso você compre algum item a bordo da aeronave (ou nos free shops), mesmo que eles tenham mais de 100 ml, você pode transportá-los. No entanto, é preciso que a embalagem esteja selada e o recibo de compra deve estar sempre com você.

Saiba quais são os itens que você pode levar tranquilamente

Agora que você conferiu quais são os itens proibidos, vamos mostrar quais são os permitidos de levar na cabine com restrição de volume e quantidade. Veja quais são eles:

  • líquidos e géis no limite de um litro (1 l) dividido em frascos de até 100 ml (voos internacionais) e 1,2 litro em frasco de até 300 ml (voos nacionais);
  • produtos em pó somente em embalagens de até 350 ml (voos para os EUA);
  • bebidas alcoólicas que não excedam 70% de álcool por garrafa, no limite de 5 litros por pessoa;
  • remédios (com receita médica);
  • maleta;
  • travesseiro de pescoço;
  • máscara para dormir;
  • mantas e cobertores;
  • cosméticos sólidos (tais como batom, desodorante e protetor labial);
  • alimentos infantis e dietas especiais na quantidade necessária para o período do voo;
  • isqueiro inferior a 8 cm, guarda-chuva, aparelho de barbear, termômetro, objetos com lâminas menores que 6 cm e aerossóis para uso médico ou de higiene em embalagens de, no máximo, 300 ml.

Saiba o que não pode faltar na sua bagagem

Agora que você aprendeu tudo o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão, preparemos um bônus! Para complementar, listamos alguns dos itens considerados essenciais em uma bagagem de mão:

  • pasta com documentos e comprovantes;
  • caneta;
  • objetos de valor (dinheiro, cartões, notebooks, joias etc.);
  • eletrônicos, carregadores, adaptadores, fone de ouvido;
  • pelo menos uma troca de roupa (para o caso de se sujar durante o voo ou a mala despachada extraviar);
  • medicamentos;
  • nécessaire com itens básicos de saúde e de higiene;
  • livros e revistas.

É muito importante ter um bom planejamento da sua viagem: por quanto tempo você ficará fora? Qual é a previsão do tempo nesse período? Fazer esse tipo de questionamento é essencial para escolher o que você colocará na mala.

Seja qual for o destino ou o objetivo da sua viagem, lembre-se de levar apenas o essencial, tanto para não ter que pagar excesso de bagagem quanto para ter mais tranquilidade na hora de carregar os seus pertences.

Vale ressaltar, novamente, que é essencial conferir as regras com a companhia aérea, afinal, existem diferenças entre viagens nacionais e internacionais. Portanto, antes de viajar, confira o regulamento.

Sempre separe sua bagagem de mão com calma, reveja todos os itens e confira o peso antes de sair de casa para evitar problemas. É muito importante conhecer o que não pode levar na bagagem de mão para evitar confusões durante a viagem. Lembre-se de que as autoridades legais podem determinar o despacho de malas fora do padrão permitido e confiscar itens considerados proibidos.

O que você achou do nosso conteúdo? Curtiu? Então, aproveite para curtir também a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas publicações!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *