Por que viagens corporativas são importantes para sua empresa - etrip

Não é de hoje que viagens corporativas se tornaram parte da rotina de empresas de grande, médio e pequeno porte mundo afora. Nelas, gestores e colaboradores saem das quatro paredes do escritório e conseguem interagir com fornecedores e clientes, adquirindo outras visões e capacitações para realizarem suas atividades.

Segundo dados da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em 2016, 35% das empresas que compravam viagens corporativas aumentaram seus gastos em relação a 2015. Esses foram alguns dos motivos relatados pelas empresas que aumentaram seus gastos:

  • Aumento do número de viagens para identificação de novos e potenciais clientes;
  • Aumento do número de eventos corporativos fora da sede da empresa;
  • Aumento do número de filiais, fábricas e centros de distribuição;
  • Aumento do número de clientes ou contratos ativos fora da cidade sede da empresa.

Ou seja, muitas empresas estão vendo nas viagens corporativas a chance de fazer suas receitas aumentarem – sem falar na exposição da empresa em outras localidades. Viagens corporativas são uma maneira de expandir os negócios e melhorar a imagem no mercado.

A seguir, separamos alguns motivos que explicam por que realizar uma viagem corporativa é tão importante para o crescimento da empresa:

1. Porque a sua empresa estreita relações com fornecedores e clientes

A tecnologia tem facilitado muito a rotina de negócios, pois permite que você consiga, entre outras tarefas, fazer reuniões com clientes e fornecedores que estejam a quilômetros de distância de sua empresa.

Mas, embora isso seja mais prático, às vezes a tecnologia não consegue substituir o aperto de mão necessário para se fechar um negócio. Existem determinados assuntos sobre os quais é preciso conversar e resolver pessoalmente, evitando ruídos que possam surgir nos meios digitais.

Por isso, a viagem corporativa, se bem planejada e com objetivos claros, pode significar o fechamento e o prolongamento de grandes negócios pelo simples fato de você ter uma relação mais estreita com os demais empresários e clientes.

2. Porque a sua empresa fica conhecida e pode expandir a área de atuação

Realizar uma viagem corporativa permite que você torne a sua empresa conhecida em outros territórios, principalmente quando o motivo da viagem é realizar networking ao participar de feiras, palestras e outros eventos relacionados ao mercado em que atua.

3. Porque a viagem corporativa é uma ótima chance de você fazer networking

Por falar em networking, ele é uma excelente forma de conhecer novos clientes, novos fornecedores, pegar contatos e fechar grandes parcerias, aumentando o reconhecimento da sua empresa no mercado e, consequentemente, seus lucros. Por isso, não deixe de ficar atento aos principais eventos ligados ao seu empreendimento.

4. Porque ajuda na integração dos colaboradores

Realizar uma viagem corporativa é o momento ideal para promover o engajamento coletivo dos colaboradores da empresa, e ainda alinhar e compartilhar os objetivos estratégicos.

Participar de congressos e feiras, por exemplo, acaba exigindo que os representantes da empresa estejam bem afinados com os valores da instituição e seus objetivos. Dessa forma, aproveita-se melhor a viagem, pois o time estará devidamente preparado para reconhecer boas oportunidades de acordos e parcerias vantajosas para a empresa.

5. Porque os colaboradores ficam mais produtivos e motivados

As viagens corporativas são ótimas oportunidades de valorizar os funcionários, pois eles acabam reconhecendo que a empresa está investindo neles e apostando no crescimento profissional.

Uma viagem corporativa para treinamentos, capacitações e participação em eventos, além de gerar interação entre a equipe, também faz com que ela volte energizada, cheia de ideias e de iniciativas para colocá-las em prática em suas rotinas no escritório.

Outra vantagem é que os colaboradores que viajam a negócios também adquirem uma visão panorâmica mais eficiente do mercado em que atuam e reconhecem com mais facilidade os gargalos, as tendências e as oportunidades para que a empresa tenha suas vantagens competitivas.

Esses são alguns motivos que mostram que as viagens corporativas podem ser a chave para que sua empresa seja reconhecida, sua receita aumente e a produtividade dos seus colaboradores melhore ainda mais. Comece agora mesmo a planejar o próximo destino e bons negócios!

Saiba como uma agência digital para viagens corporativas pode reduzir os custos com viagens Baixe agora nosso e-book exclusivo!