Saiba as tendências das viagens corporativas em 2018 - e-trip

Viagens corporativas muda com o tempo. Enquanto, há 20 anos, essas viagens eram raras e feitas apenas em situações muito específicas em grandes empresas, agora elas podem ser realizadas por empresas menores, com mais frequência, para inúmeras ocasiões.

As tendências de viagens corporativas também mudam. A tecnologia passa a trabalhar a favor dos clientes, as leis passam por alterações e as prioridades das empresas vão se modificando.

Quer saber quais são as tendências das viagens corporativas em 2018? Continue sua leitura!

Novas tendências da tecnologia

As mudanças tecnológicas influenciam em todas as áreas de nossa vida, e isso não é diferente nas viagens corporativas: as tendências da tecnologia vão fazer a diferença no planejamento e na execução de viagens a negócios em 2018.

O blockchain, por exemplo, que é o nome dado às bases de informações distribuídas e compartilhadas que criam um índice global para as transações de um determinado mercado, traz mais velocidade e segurança nas transações internacionais.

Seu impacto nos pagamentos pode significar mais confiança e transparência durante viagens internacionais, estimulando mais companhias a estenderem suas viagens corporativas para o exterior.

A inteligência artificial também traz mudanças significativas para quem organiza viagens a negócios, especialmente na hora do atendimento. Chatbots já estão sendo usados por vários tipos de empresas, como companhias áreas, para melhorar o atendimento ao cliente.

Programas de atendimento mais personalizados, semelhantes à Siri (da Apple), também começam a ser implantados. Praticidade, personalização e agilidade são as grandes vantagens que a tecnologia pode oferecer para quem realiza viagens corporativas.

A força da economia compartilhada

A economia compartilhada é uma tendência de mercado que atinge a todos. Mesmo quem tem mais resistência e prefere os modelos tradicionais se deixa levar pelos preços atraentes e pelas possibilidades que só surgem a partir do modelo compartilhado.

Por isso, em 2018, serviços desse tipo tendem a ser mais utilizados. Uber, Lyft, Cabify e outros serviços de motoristas particulares podem sair mais em conta do que táxis, principalmente em grandes capitais, mas oferecem um conforto semelhante.

Hospedagens do airbnb podem oferecer o melhor custo-benefício, dependendo da cidade. Muitas vezes, quando comparadas a hotéis, elas são mais confortáveis, oferecem mais espaço e podem ajudar a economizar em aspectos como alimentação, caso tenham uma cozinha.

São novas possibilidades com preços mais acessíveis para as viagens corporativas de sua empresa.

Reforma trabalhista e home office nas viagens corporativas

Uma das dificuldades que as empresas costumam encontrar em viagens corporativas é definir os direitos do funcionário trabalhando remotamente. Com a reforma trabalhista, o trabalho em casa (home office) foi regulamentado e as regras ficam bem mais claras.

A remuneração do trabalho remoto não será mais vista em suas horas completadas, mas sim em produtividade, o que traz duas vantagens para o funcionário viajante: a primeira é que ficará mais fácil prestar contas de seu trabalho durante as viagens; a segunda é que ele não precisará cumprir as horas de escritório enquanto estiver longe, trabalhando quando for mais conveniente no lugar onde está.

Bleisure: bem-estar e lazer para o funcionário

Algumas empresas ainda não veem o bem-estar do funcionário como algo em que precisem investir nas viagens corporativas. Porém, um funcionário que consegue dormir bem, se alimenta bem e se sente confortável também consegue trabalhar melhor, rende mais e representa a empresa da melhor forma possível.

Uma das tendências de viagens corporativas para 2018 é o investimento no conceito de bleisure – palavra que combina business (negócios) com leisure (lazer) –, ou seja, o funcionário sai em viagem para negócios, mas, pode estender ou aproveitar sua estadia para conhecer o local e se divertir.

Incentivando essa prática, a empresa pode contar com funcionários mais satisfeitos, que terão mais prazer em ir a viagens corporativas e que passarão uma imagem melhor quando representarem a empresa.

O ano de 2018 já começou cheio de novidades, perspectivas e expectativas. Desde inovações tecnológicas até novas maneiras de pensar, as tendências desse ano podem mudar toda a perspectiva das viagens corporativas em sua empresa.

Que em 2018 sua companhia possa alçar novos voos, encontrar novas oportunidades e fechar negócios importantes!

Quer saber mais? Baixe agora o e-Book: “As Vantagens de Ter Uma Agência Online para Viagens a Negócio”!