Com o crescimento da competitividade entre as empresas, a disputa para se manter no mercado tem aumentado cada vez mais. Um dos principais fatores que influencia diretamente no aumento da produtividade está relacionado à motivação de equipe.

Promover viagens é uma forma de incentivar os colaboradores. Quer saber mais? Continue lendo este texto e saiba como viagens podem contribuir para a motivação da equipe.

Melhora o clima organizacional

Quando você opta por enviar seus colaboradores a viagens, essa decisão vai refletir diretamente no clima dentro da empresa. Essas viagens podem ser em equipe ou individuais e podem ser tanto viagens corporativas quanto de incentivo.

As viagens corporativas acontecem quando os colaboradores saem do ambiente corporativo e vão realizar atividades profissionais em um ambiente externo. Assim, eles vão a encontros com empresas parceiras, reuniões de negócios ou eventos como representantes da empresa.

Já as viagens de incentivo, são prêmios que os funcionários recebem como gratificação por atingir alguma meta, por exemplo.

Essas viagens contribuem para a melhoria do clima dentro da empresa, pois ao serem reconhecidos com um prêmio ou com a chance de representar a empresa em encontros ou com a possibilidade de serem premiados, fazem com que os colaboradores promovam um clima de integração para atingir uma meta.

Aumenta a produtividade

As viagens proporcionam aos colaboradores a oportunidade de sair do ambiente organizacional e conhecer novos lugares. Essas medidas refletem na forma como os funcionários vão atuar dentro da empresa.

Conhecer novos lugares e passar alguns dias fora do ambiente de trabalho possibilita que os colaboradores renovem a sua energia e voltem mais criativos e animados para trabalhar.

Para os que ainda não foram gratificados, a possibilidade de receber uma viagem como prêmio ou de serem enviados para viagens corporativas, cria nos funcionários o incentivo de aumentar a produtividade para que seu trabalho seja reconhecido.

Diminui a taxa de turnover

O turnover  acontece quando um funcionário é substituído por um outro colaborador. Esse movimento influencia diretamente no funcionamento da empresa, pois ele está ligado à troca do pessoal e, consequentemente, interfere no ambiente organizacional.

Esse processo de desligamento de colaboradores pode acontecer por diversos motivos, como a saída voluntária do funcionário, a demissão ou a aposentadoria.

A motivação dos colaboradores é essencial para evitar que esse movimento de turnover aconteça, pois quanto mais estimulados os funcionários estiverem, menor será a vontade deles de sair da empresa e maior será a aspiração deles de encararem novos desafios.

Ao promover incentivos para os colaboradores, eles vão se sentir mais motivados a manter o seu emprego. Essa medida reflete diretamente nos gastos da empresa, pois os custos com a contratação, a demissão e o treinamento dos novos funcionários vão diminuir.

As empresas que promovem o bem-estar dos colaboradores os estimula a cumprir as metas estabelecidas, pois os funcionários ficam mais motivados a trabalhar e passam a acreditar mais nos propósitos da empresa.

A motivação de equipe, como as viagens, são ótimas formas de contribuir para que os colaboradores se desenvolvam e revertam esse incentivo em trabalho. Quer saber mais sobre esse tema? Assine a nossa newsletter e receba nosso textos diretamente no seu e-mail.