Saiba quais são as principais diferenças entre as tarifas aéreas - etrip

Comprar passagens aéreas é uma das partes mais importantes do planejamento das viagens corporativas. Pesquisar preços, horários e melhores rotas são parte dos processos de compra de bilhetes e, para quem está se familiarizado, sabe que as tarifas são flutuantes, ou seja, estão sujeitas a alterações de valores em tempo real.

Conseguir efetuar a compra de passagens aéreas com desconto é um dos fatores decisivos para a redução de custos da empresa com viagens a trabalho. Confira as nossas dicas para encontrar as melhores tarifas!

Conheça as diferenças entre as tarifas de passagens aéreas

Os preços das passagens dependem da oferta e da procura de cada momento. Há muitos fatores que fazem com que haja diferenças entre umas e outras, como a ocupação do voo, promoções, demanda, fidelidade do cliente, além da antecedência.

Também é importante considerar a época da viagem – na alta temporada, temporada de férias escolares, as tarifas ficam mais caras – assim como o tempo de duração, quanto maior o espaço de tempo entre a ida e a volta, mais barato serão suas passagens.

Tarifa promocional vs. tarifa básica

É essencial saber que a categoria de passagem que você compra também influencia no preço. As companhias oferecem dois (ou mais) tipos de tarifas, que se diferenciaram pelos benefícios oferecidos.

As tarifas mais básicas sempre terão preços menores, mas também oferecerão menos benefícios, como as políticas de valores em taxas de remarcação e cancelamentos, além de atendimento prioritário no check-in e embarque.

Como conseguir o melhor preço?

No preço de sua passagem também estão incluídas várias taxas (de serviço, embarque, governamental e custo de serviço de intermediação) e eventuais taxas adicionais não obrigatórias.

Então, é importante considerar durante a sua pesquisa os encargos extras sob os preços das reservas. Lembre-se de que a tarifa da passagem aérea só é garantida a partir da data de emissão, e é possível que a companhia mude as tarifas aéreas até o momento da compra.

Estratégias para economizar

Recente pesquisa realizada pela Sabre Corporation e pela Egencia traz uma tendência no setor de viagens brasileiro: os viajantes a negócios estão dispostos a pagar mais pelas passagens aéreas, para terem o conforto de fazer alterações de voo ou desistir da viagem de última hora.

Nesse cenário, os deslocamentos a lazer costumam ser mais baratos que os valores para viagens de negócios, considerando que o primeiro grupo é mais sensível ao preço.

Mas, a boa notícia para as empresas brasileiras é que o nosso país segue ocupando o primeiro lugar no ranking mundial das passagens aéreas domésticas mais baratas, segundo a pesquisa Flight Price Index 2017. Logo, é possível fazer bons negócios e conseguir os melhores preços em tarifas aéreas locais.

No entanto, algumas atitudes e boas práticas podem ajudar sua empresa a conseguir um preço melhor na hora de comprar uma passagem aérea para sua viagem corporativa.

Pesquise opções de aeroportos

Vale ampliar sua busca na hora de escolher o aeroporto de destino. Optar pelos maiores lhe dá mais opções de preços, já que o  tráfego de voos é maior.

Outra forma de fazer uma boa economia é conferir se há mais de um aeroporto na cidade ou em localidades próximas, uma vez que os meios de transporte ligados ao aeroporto podem te levar ao seu destino com facilidade.

Compre com antecedência

Uma crença muito comum é a de que o principal influenciador nos preços de passagens áreas é a antecedência.

Atualmente, o cenário é um pouco diferente, graças às milhas áreas e as compras online. Com isso em vista, é necessário levar em consideração outros fatores, como a oportunidade de fechar pacotes que incluam reserva de hotéis, transporte e outras facilidades que a agência de viagem online podem oferecer.

A antecedência é fundamental para que o gestor tenha tempo de pesquisar as melhores opções e organizar a viagem com o menor custo.

Conte com uma agência de viagens corporativas

Em um planejamento de viagens corporativas um dos principais objetivos é conseguir tarifas de passagens aéreas e hospedagem mais baixas, além de aluguel de carros – ou traslado – com os menores preços possíveis.

O ambiente online reúne, em um único lugar, todas as informações e meios necessários para que você possa planejar sua viagem a negócios com os menores custos.

É possível reduzir gastos, além de ter um melhor controle sobre eles, graças a geração de relatórios de despesas durante todo o planejamento.

Plano de Fidelidade Motivia

Com o programa de fidelidade Motivia, os clientes da etrip acumulam pontos para suas empresas, além dos programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas e redes hoteleiras. Esses pontos são cumulativos e são oportunidades de economizar em futuras compras de viagens.

Que tal conhecer nossa plataforma e simular um orçamento do plano de fidelidade para sua empresa?

Saiba como uma agência digital para viagens corporativas pode reduzir os custos com viagens Baixe agora nosso e-book exclusivo!