Seguro é aquele tipo de coisa que contratamos desejando não usar, mas, isso não significa que não seja necessário, não é verdade? O seguro viagem internacional não é diferente! Assim como o seguro de automóveis permite que rodemos mais tranquilos pelas ruas, o de viagens nos possibilita essa liberdade pelo mundo.

Seja em um passeio turístico ou em uma viagem a trabalho, a sua segurança física e a dos seus bens é uma preocupação constante. Além disso, resolver problemas deste tipo em um país estrangeiro é sempre mais complicado.

Por esse motivo, contar com um suporte, uma assistência e uma garantia de reembolso de custos seria sensacional, e você pode ter tudo isso contratando um seguro viagem internacional. Confira abaixo!

O que é o seguro viagem internacional

O seguro viagem internacional é um contrato de seguro que oferece uma gama diversificada de coberturas úteis e necessárias para que o segurado faça suas viagens despreocupado. O contrato pode garantir assistência médica, hospitalar e odontológica, bem como reembolsos e indenizações. As coberturas vão desde o mais simples imprevisto, como uma dor de dente, até problemas mais graves, que podem variar de acordo com o tipo de contratação e os limites da apólice.

Como funciona esse seguro

O viajante contrata o seguro viagem internacional antes da data da viagem, sendo que sua cobertura se inicia no momento do embarque e termina no desembarque, ambos no país de origem. Durante esse período o segurado terá direito a todas as coberturas contratadas, de acordo com os termos descritos no contrato e nas condições gerais do seguro.

Esse seguro tem a obrigatoriedade de oferecer as coberturas consideradas básicas e, geralmente, são incluídas coberturas opcionais — ou adicionais — que são úteis ao viajante. Confira algumas delas, abaixo.

Coberturas básicas

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas.
  • Traslado de corpo.
  • Traslado médico.
  • Morte em viagem.
  • Morte acidental em viagem.
  • Regresso sanitário.
  • Invalidez permanente, total ou parcial, por acidente em viagem.

Demais coberturas

  • Bagagem — indenização para extravio, dano, furto, roubo ou destruição, devidamente comprovados.
  • Funeral.
  • Cancelamento de viagem.
  • Regresso antecipado — ocasionado por evento coberto.

Cada seguradora tem um procedimento específico em caso de necessidade de utilização do seguro. O mais comum é que haja uma central com atendimento 24 horas por dia, em português, para acionamento. O importante é não adotar nenhuma medida antes de acionar o seguro, especialmente em caso de cobertura de assistência.

Assistência viagem

Não podemos deixar de citar que existem diferenças entre o seguro e a assistência viagem. Logo, como ambas são oferecidas pelas seguradoras, mesmo que combinadas, devem ser consideradas no momento da contratação e da utilização. No caso da assistência viagem, se o segurado precisar utilizar, não pagará pelo serviço ou atendimento. Contudo, deverá realizar o procedimento dentro de uma rede credenciada e indicada pela central de atendimento.

Já no seguro viagem, em caso de necessidade, o segurado tem a liberdade de utilizar o serviço ou local de atendimento desejado, arcar com as despesas e solicitar o reembolso, posteriormente, apresentando comprovação.

Motivos para contratar o seguro viagem internacional

Tranquilidade é a primeira palavra que vem à mente quando pensamos em um motivo para a contratação do seguro viagem internacional. Infelizmente, ninguém está livre de imprevistos e, em um país estrangeiro, um simples pé torcido pode virar um grande problema.

Normalmente, outros países não permitem ao visitante utilizar o sistema público de saúde gratuitamente, nem mesmo em caso de emergência. Considerado que o valor de uma única consulta médica no Estados Unidos, por exemplo, custa cerca de US$ 200, imagine se você precisar bancar medicamentos, transporte em ambulância e até internação! O seguro pode garantir a assistência ou o reembolso destes gastos, além das muitas outras coberturas, por um valor muito menor. Isso também é um ótimo motivo para a contratação, não é?

Tratado de Schengen

Não é só por motivos pessoais que você deve contratar o seguro viagem internacional. Para ser aceito em alguns países, a contratação é obrigatória, com determinação de valor mínimo de cobertura. Um exemplo disso são os países membros do Tratado de Schengen, que exigem um seguro de, no mínimo, 30 mil euros. Dentre os países participantes do Tratado estão: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Portugal, Itália, etc. Porém, é recomendado que você pesquise sobre o seu país de destino, pois podem haver outras exigências.

Como contratar um seguro viagem internacional

O mais comum, hoje em dia, é a contratação do seguro viagem internacional via internet. Nos sites das seguradoras ou corretoras é possível calcular os orçamentos, verificar quais são as coberturas e os valores de indenização oferecidos por cada plano e realizar a contratação na hora. O bilhete de seguro é emitido e enviado para o seu e-mail, juntamente com as condições gerais.

O seguro pode ser contratado a qualquer momento, até o dia anterior à viagem. Mas, o ideal é que seja contratado com antecedência, para que você tenha tempo de pesquisar o melhor plano e evitar qualquer problema, como a demora na aprovação de pagamento pela operadora do cartão de crédito, por exemplo.

Dicas para escolher o seguro viagem internacional ideal para você

Atualmente, muitas seguradoras oferecem o seguro viagem e, excluindo-se as coberturas básicas, podem haver grandes variações entre os planos. Além disso, dados como idade, destino, finalidade da viagem — particular ou corporativa — também influenciam. Por esse motivo, é recomendado pesquisar bastante antes de fechar qualquer contrato. Veja, aqui, algumas dicas que você deve levar em conta na hora de escolher o seu seguro viagem internacional.

Analise as coberturas contratuais oferecidas

As seguradoras, geralmente, disponibilizam diversos planos de seguro viagem, diferenciando apenas as coberturas opcionais oferecidas ou os valores de indenização. Contudo, ambas as informações podem ser cruciais para a sua viagem.

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem com muitas conexões, a inclusão da cobertura opcional de extravio de bagagem é interessante. Uma viagem para uma cidade cara como Paris, requer um valor de indenização mais alto. Portanto, analise cada uma das coberturas e valores de indenização no momento da contratação.

Compare orçamentos e propostas

Cada seguradora tem seu critério de precificação. Da mesma maneira que as coberturas e os valores máximos de indenização incluídos são importantes para a viagem, eles são também relevantes na composição do orçamento. Por esse motivo, uma dica é não fazer a contratação da primeira empresa que encontrar, mas sim, comparar orçamentos.

Faça a análise, tanto das opções de seguradoras e como dos diferentes planos oferecidos. Os sites de contratação de seguro viagem internacional, geralmente, permitem a realização de diversos orçamentos, em diferentes formatos. Liste as coberturas que incluem tudo o que você precisa e selecione a opção que tiver o melhor preço.

Confirme as informações preenchidas

Quando o orçamento e a contratação são realizados pelo site da seguradora, você deve preencher diversas informações que refletirão no plano e cálculo apresentados. Dessa forma, tome muito cuidado ao incluir dados como idade, gênero, destino da viagem, entre outros, e sempre revise tudo. Lembrando que a vigência do seguro abrange somente o período exato da viagem, portanto, preencha essas datas com muita atenção.

Agora, você conhece as principais características do seguro viagem internacional e sabe o quanto é importante contar com essa proteção em sua próxima ida ao exterior. Não deixe de pesquisar as opções, bem como revisar todos os dados e condições gerais. Deixe que a imprevisibilidade seja somente por conta das boas surpresas da viagem!

Você está planejando uma viagem corporativa para o exterior? Então, veja como elaborar uma política para viagens internacionais e elimine qualquer possibilidade de imprevistos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *