Rapidez, praticidade, variedade de opções: esses são só alguns dos motivos que tornam a compra online uma ferramenta tão poderosa entre os brasileiros. Nos dias de hoje, a possibilidade de evitar filas, escolher produtos com liberdade e recebê-los em casa vem enchendo os olhos, fazendo parte da rotina de muita gente.

Para que esses benefícios sejam aproveitados, alguns cuidados merecem acompanhar o ato de comprar pela internet. Com toda a popularidade do comércio eletrônico e as muitas opções que ele oferece, é importante saber ponderar e fazer uma boa escolha na hora de fechar uma compra.

Fugir de fraudes, mau atendimento e garantir um bom negócio são vontades de todos, mas como fazer isso? Confira quatro pontos fundamentais para ter sucesso nas aquisições!

Cuidados ao comprar pela internet

1. Pesquisar sobre o produto ou serviço

Optando por comprar pela internet, não é possível tocar ou ver de perto o que está adquirindo. Para que isso não se torne um problema e você tenha certeza da sua decisão, o ideal é que pesquise bastante antes de concretizar a transação.

Verifique tamanhos e medidas, quando for o caso; leia com cuidado a descrição do que está sendo oferecido; procure por vídeos do produto para ter uma visão além das fotos de anúncio; veja nas páginas das lojas se existem avaliações de pessoas que já compraram a mesma mercadoria. Fazendo isso, as chances de não se surpreender negativamente são muito maiores.

2. Conferir a idoneidade do site

Após decidir onde vai comprar, observe se a loja é confiável. Certifique-se de que ela possui número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. Além de esses serem dados que podem ajudar no caso de algum problema futuro com a compra, também são informações exigidas pela lei.

Outra sugestão interessante é a de checar a reputação da empresa. Alguns sites, como o Reclame Aqui, disponibilizam espaço para que clientes registrem experiências desfavoráveis com as lojas. Veja se existem muitas reclamações sobre aquela que você escolheu e como ela lida com os impasses.

3. Analisar a conexão segura

Você precisa enviar informações pessoais para a loja, seja para fazer cadastro, seja para informar os dados de pagamento. Antes disso é imprescindível garantir que você está navegando em um ambiente seguro. Note se o endereço do site começa com “https”. Se não começar, é provável que as páginas não estejam tão protegidas quanto deveriam.

No momento anterior ao de conclusão da compra, confirme também se existe um símbolo de cadeado no seu navegador da internet. Ele aparece na parte inferior da tela ou no alto, na barra de endereços. A presença do cadeado é um sinal de que aquela loja conta com um certificado de segurança, o que proporciona mais proteção.

4. Verificar formas de pagamento

As lojas disponíveis pela internet oferecem diferentes formas de pagamento e vale a pena conhecê-las antes de fechar a compra. Tenha cuidado com as empresas que disponibilizam apenas pagamento através de depósito bancário. Mesmo que a oferta seja muito boa e compense o risco, tenha antes a certeza de que ela é confiável.

Quando pagar com cartões de crédito ou débito, evite deixá-los registrados no site para compras futuras. O site da loja pode sofrer uma invasão de hackers, por exemplo, o que pode afetar o sigilo dos seus dados.

Nada melhor do que esperar a chegada de sua compra com toda a tranquilidade de quem fez as escolhas mais acertadas, não é mesmo? Seguindo essas recomendações, comprar pela internet fica muito mais interessante e seguro. Agora dá para incluir esse hábito no seu dia a dia, economizando tempo e até mesmo dinheiro.

Gostou do artigo? Então, que tal seguir a gente nas redes sociais e continuar recebendo dicas valiosas? Estamos no Facebook e Linkedin!