De férias ou em viagens corporativas, os viajantes devem se preocupar com vários detalhes — o cuidado com a bagagem é um dos grandes pontos a que todos devem ficar atentos. Ter a mala extraviada ou furtada não é o que as pessoas desejam para seu início de viagem.

Para evitar que isso aconteça, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Quer saber o que fazer para que sua bagagem não seja extraviada ou furtada? Continue lendo nosso texto e conheça nossas dicas de cuidados que devem ser tomados.

Como evitar o extravio de bagagem

Identifique a sua bagagem

Essa pode ser uma dica bem básica e que não tem grande importância. No entanto, ela é uma regra que não pode ser deixada de lado. Colocar uma etiqueta ou fitas coloridas pode lhe ajudar a encontrar a sua mala mais rapidamente após desembarcar do voo e impedir que você se confunda e pegue a bagagem de outro passageiro. Além disso, caso ela seja perdida, colocar um identificador com o seu nome, telefone e endereço pode ser muito útil.

Evite colocar objetos de valor dentro da mala

Sabemos que, na hora de fechar as malas, só queremos que tudo se encaixe sem que tenhamos que deixar nada para trás. No entanto, é preciso tomar cuidado sobre o local onde vamos colocar cada item. Essa é outra dica que pode parecer óbvia, mas é bom lembrar que não devemos despachar dentro da mala dinheiro, equipamentos eletrônicos e documentos pessoais. Eles devem ser levados dentro da bagagem de mão.

Leve uma bagagem de mão

Como mencionamos no item anterior, é essencial que você leve uma bagagem de mão para carregar os itens que não podem ser despachados. Devido ao valor, alguns deles devem ser mantidos com você. Além dos eletrônicos e dos documentos, leve uma muda de roupa para caso de emergência. Se a sua mala for roubada ou extraviada, você terá seus objetos que são de difícil recuperação com você e, também, roupa para passar alguns dias.

Chegue com antecedência ao aeroporto

Chegar cedo ao aeroporto pode diminuir a correria na hora de despachar a bagagem. Na hora de realizar o check-in, acompanhe todas as informações que o atendente fornecer, inclusive se o destino final da sua mala coincide com o seu. Isso pode lhe ajudar a evitar que você perca alguma informação importante, caso você chegue na hora de decolar. Por isso, chegue com, pelo menos, duas horas de antecedência do horário marcado para a viagem. E não se esqueça de guardar o comprovante de despacho de bagagem, pois ele será valioso caso sua mala não chegue conforme o esperado.

Contrate um seguro de viagem

Os seguros são contratados à parte e são ideais para quem não quer ser surpreendido durante a viagem. O seguro de viagem não serve apenas para a cobertura de acidentes e assistência médica, ele pode cobrir o extravio e o furto da sua bagagem.

O objetivo do seguro é evitar que você tenha problemas que vão atrapalhar a viagem. As seguradoras vão lhe promover assistência e garantir que você receba um valor para comprar o que foi perdido na mala, caso ela não seja encontrada.

Quais são os direitos do consumidor

Compensação financeira

Caso a empresa aérea não consiga entregar a mala de imediato, você pode solicitar uma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a rota da empresa.

Entrega da mala após 72 horas do embarque

Com o atraso superior a 72 horas, a compensação financeira deve ser maior. Porém, o cliente deve esperar um prazo para a empresa localizar a bagagem. Para voos nacionais, esse período é de até 30 dias e, para voos internacionais, 21 dias.

Perda da mala

Caso a empresa não encontre a bagagem, ela deve pagar até US$ 20 por quilo de bagagem extraviada em voos internacionais. No caso de voos domésticos, o limite de ressarcimento é de R$ 4.200,00.

Viajar e não ter problemas com a bagagem é o desejo de todos os passageiros. Porém, essas dicas podem lhe ajudar para que isso seja evitado. Quer saber mais sobre esse tema? Leia o nosso texto sobre franquias de bagagem.