As viagens corporativas são responsáveis por promover a imagem da empresa no mercado. No entanto, para que elas sejam realizadas, é necessário um planejamento antecipado, como a compra de viagens on-line.

Sabemos que adquirir as passagens com antecedência pode trazer muita economia. Como as viagens não podem deixar de ser feitas, procurar mecanismos para evitar gastos desnecessários é de extrema importância.

O setor responsável por essa parte pode contratar o auxílio de agências on-line, que participam desse processo. Quer saber como economizar na aquisição das passagens aéreas? Continue lendo nosso texto e saiba como reduzir seus gastos.

Como economizar na compra on-line antecipada de passagens

Faça pesquisas

Sabemos que não podemos comprar as primeiras passagens que encontramos — afinal, elas podem variar de acordo com as tarifas, trechos e horários. Nessas situações, a pesquisa é essencial para que você não acabe pagando mais caro.

Para realizar esse tipo de trabalho, o ideal é fazer o self booking. Essa ferramenta permite que as buscas das passagens, registros e demais questões referentes ao planejamento da viagem sejam feitas de acordo com as políticas de viagens que já foram definidas pela própria empresa.

Como esse software é destinado para organizar esses eventos, existe uma grande quantidade de opções disponíveis para os usuários. Dessa forma, a viagem corporativa é montada pelo próprio colaborador.

O mais importante nesse processo é comparar os preços disponíveis. Outra dica é pesquisar, também, os trechos disponíveis, para que a melhor (e mais econômica) rota seja feita.

Compre com antecedência

Algumas viagens podem surgir de última hora, no entanto, é preciso planejar os gastos. O setor que organiza essa parte deve montar um calendário com as viagens corporativas que já estão confirmadas, para iniciar o processo de busca. Sabemos que quem adquire com antecedência economiza muito mais do que quem compra em cima da hora. Isso acontece, pois, faltando poucos dias para o embarque, as companhias aéreas cobram o preço mais caro sobre as vagas remanescentes.

Para as viagens nacionais, o indicado é fazer a compra com 30 a 45 dias de antecedência, na baixa temporada; e nos períodos de alta temporada, de 45 a 60 dias de antecedência. Já para as viagens internacionais, na baixa temporada, o período de aquisição deve ser de até 60 dias de antecedência; e na alta temporada, a indicação é de 60 a 120 dias.

Acompanhe as promoções

Essa é outra atitude que deve ser feita com um pouco de antecedência — porém, nem tanto quando a do tópico anterior. Isso porque as companhias aéreas não oferecem as suas promoções com muita antecedência. Para isso, você deve acompanhar os preços para realizar a compra de passagens.

Essas promoções ocorrem quando o voo está vazio e as empresas oferecem passagens mais baratas para incentivar os usuários a viajar e encher o avião. Se você quer esperar uma promoção, é mais fácil realizar suas buscas com cerca de 30 dias de antecedência.

Como mencionamos no tópico sobre as pesquisas, o self booking beneficia muito nessa questão, pois o colaborador pode fazer a reserva mais conveniente. Dessa forma, você tem a autonomia de escolher quais são as passagens ideais para serem adquiridas.

Confira os trechos disponíveis e as conexões

Você já se deparou com a necessidade de comprar passagens aéreas para um destino e, na hora de pesquisar, identificou que não existem voos diretos para esse lugar? Isso pode ser comum para aeroportos muito distantes ou de pequeno porte.

Para solucionar essa questão, é importante que o viajante seja flexível, pois em cidades que possuem mais de um aeroporto, pode ser necessário que haja a troca dos locais para pegar o próximo voo. O setor responsável também deve ser criativo e ter disponibilidade nessa situação, afinal, será necessário que eles disponham de tempo para pesquisar quais trechos são mais viáveis.

Outra situação importante que deve ser considerada é que as viagens com conexão saem mais baratas do que os voos que vão direto. Adicionar uma ou duas paradas permite que você encontre companhias aéreas com taxas menores para chegar ao destino.

Contrate uma agência on-line

As agências on-line oferecem mais comodidade para as empresas que necessitam realizar viagens corporativas. Contar com a experiência e o conhecimento dessa equipe pode gerar mais benefícios, pois elas auxiliam na gestão da viagem. Isso porque elas já possuem parceiros (no ramo hoteleiro e de transporte) e podem oferecer descontos de até 25% para os clientes — o cashback e o self booking. Ou seja, contratar uma agência é mais um investimento do que um gasto.

Além disso, a pesquisa Travel Pricing Outlook 2019 trouxe dados interessantes sobre outras questões que são levadas em consideração na hora de fazer a reserva. Cinco dicas são dadas para fazer a sua viagem neste ano. Confira:

  • compre as passagens com, pelo menos, três semanas de antecedência;
  • compre as passagens no final de semana;
  • faça a reserva de hotel na sexta-feira a noite;
  • faça a sua viagem na quinta ou sexta-feira;
  • estenda as viagens curtas durante a semana, para chegar até a noite de sábado.

Segundo a mesma pesquisa, os viajantes podem fazer 50 pesquisas on-line antes de decidir pela compra da passagem. Isso mostra como as pessoas se preocupam cada vez mais em encontrar as passagens que estão mais em conta no mercado. Além disso, três informações sobre como os preços das passagens podem variar, como:

  • os benefícios dos voos sem paradas e com paradas;
  • a diferença entre a passagem econômica e as economias nas demais tarifas;
  • a suposta variação do custo com as passagens de acordo com a mudança no preço do óleo.

Existem diversos fatores que podem ser observados quando vamos adquirir uma passagem aérea. Para economizar nesse quesito, é importante que uma pesquisa minuciosa seja feita para conseguir gastar menos nas viagens corporativas.

As viagens on-line promovem muita comodidade, pois os viajantes não precisam sair de casa para comprar as passagens — o que torna esse meio muito comum. Gostou do nosso texto e quer saber mais sobre como organizar viagens corporativas? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.